terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pró-letramento – Formação continuada inicia atividades nesta segunda-feira

As novas turmas de professores inscritos no Programa de Pró-letramento de Alfabetização e Linguagem e Matemática iniciam suas atividades nesta segunda-feira, 17. A data também marca o retorno das aulas para as turmas formadas em 2008, dando sequência ao curso, com o revezamento dos cursos de matemática e leitura/escrita.

O Pró-Letramento, oferecido pela Secretaria de Educação (SE), mobiliza 325 profissionais do magistério e é um programa de formação continuada do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é promover a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Leitura/escrita e da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Para os novos alunos, ainda há vagas nas turmas da manhã, de terça e quarta-feira. Os interessados em ocupar as vagas finais podem se inscrever no Centro de Formação do Professor (CFP), na Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro, ou pelo telefone 3690-7433. O curso tem carga horária de 120 horas e as aulas são realizadas nos três turnos: pela manhã (das 8h às 12h) e à tarde (das 13h30 às 17h30), na Escola de Governo, e à noite (das 18h às 22h), no CFP. Podem participar do Pró-letramento, coordenadores pedagógicos e professores, efetivos e contratados, das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal.

Os professores iniciam a formação em matemática ou leitura/escrita e depois é realizado um revezamento, sendo que aqueles que cursarem matemática, no primeiro semestre, participam das aulas de leitura/escrita no segundo, e vice-versa. As turmas comportam 25 alunos e estão distribuídas nos três turnos, sendo seis pela manhã, três à tarde e quatro à noite. Os participantes contam, ainda, com kits, contendo livros enviados pelo MEC para orientar e auxiliar os profissionais durante as aulas.

A supervisora de Pesquisa e Linguagem do Departamento de Políticas de Formação da SE, Ana Lúcia Adriana Costa e Lopes, explica que a iniciativa tem tido a aprovação dos profissionais. “Os professores avaliam a formação como positiva e necessária para o desenvolvimento das atividades nas escolas”. Ela acrescenta que a expectativa dos educadores é proporcionar o desenvolvimento contínuo do aprendizado dos alunos da rede municipal. “Queremos que haja melhoria no processo de alfabetização e letramento dos alunos das séries iniciais, em todas as áreas do conhecimento”, completa Ana Lúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores