terça-feira, 18 de agosto de 2009

Influenza A (H1N1) – Comitê realiza reuniões com diversos setores da sociedade

O Comitê de Enfrentamento da Influenza A (H1N1) reúne-se nesta terça-feira, 18, às 10h30, no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro-Sul com representantes dos hospitais de Juiz de Fora, a fim de uniformizar a planilha de dados referente aos pacientes internados, que deverá ser passada pelos estabelecimentos de saúde ao Comitê, diariamente. Outro tema a ser abordado será a dispensação de medicamentos nas unidades hospitalares, para adequação e correto cumprimento do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Membros do comitê também se reúnem, às 16h, no mesmo local, com os supervisores das 57 UBSs da cidade. Os profissionais das unidades, que já participaram de duas reuniões sobre o tema, serão mais uma vez capacitados e receberão orientações atualizadas sobre a Influenza A (H1N1). Segundo a integrante da equipe de Coordenação da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Lucy Monteiro Mayer, novas condutas no enfrentamento à doença já foram adotadas pelas unidades. “Cada UBS se organiza de acordo com suas necessidades na contenção da gripe A. Algumas delas suspenderam grupos educativos e reservaram salas separadas para os pacientes com suspeita da doença, que têm prioridade de atendimento”, explica Lucy Monteiro.

Na próxima sexta-feira, 21, será a vez do comitê se reunir com cerca de 250 líderes de igrejas evangélicas, responsáveis por aproximadamente 900 templos no município. O encontro acontece às 9h, na Rua Benjamin Constant, 326, Centro, em uma igreja próxima à linha férrea. Segundo o representante dos pastores neste encontro, pastor João Bosco, a expectativa é saber que conduta adotar durante os cultos. “Há igrejas que reúnem duas, até quatro mil pessoas, então temos de saber qual será nosso comportamento diante desta situação. As determinações do comitê serão repassadas em todas as reuniões e pregações, nos templos e nas casas”, enfatiza João Bosco.

Astransp
O comitê encontrou-se, na manhã desta segunda-feira, 17, com representantes da Astransp. O objetivo foi passar orientações quanto às medidas profiláticas que devem ser adotadas pelas empresas de transporte urbano, principalmente quanto à melhoria da qualidade do ar, aglomeração, ventilação e higienização do ambiente. As empresas de ônibus vão avaliar e decidir que ações serão tomadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores